A ditadura da Selfie

Muito antes da Selfie ser chamada assim, eu já tinha o hábito de tirar fotos desse jeito.
À época, eu chamava de Auto-retrato. O tempo passou, hoje em dia não se usa nem mais o hífen para separar palavras compostas. 

Em um mundo conectado por redes sociais aonde a necessidade de aparecer é imperativa, o hábito de tirar selfies é mais do que compreensivo. O que não entendo é a necessidade de tirá-las.

Me recordo de ouvir meu pai dizer há muito tempo atrás, bem antes das selfies, em viagens de família ele dizia que detestava tirar fotos “eu e a coisa”.

Já havia pensado muito sobre o tema mas essa foto dos eleitores da Hillary Clinton dando às costas para tirar uma selfie é louca demais. 

Você apóia as idéias de um candidato, tem uma chance talvez única de encontrar essa pessoa e o que você faz é dar as costas para tirar uma foto.

Mas voltando ao assunto principal, o que vemos é a necessidade coletiva de aparecer nas redes sociais e aí que conhecemos a Ditadura da Selfie.

A necessidade de compartilhar tudo a toda hora ganha ares de imponência ao inconscientemente termos que provar que é real, que estamos ali.

E enquanto a tecnologia da selfie ainda não se desenvolve, o que vemos é um mar de fotos com um cabeção em primeiro plano e a temática da foto ao fundo.

Não me entendam mal, não estou falando das Groupies (???), selfies em grupo pois ali você tira uma selfie só para que todos apareçam na foto inclusive você. 

A ditadura da selfie não está preocupada com as fotos em grupo, ela exige fotos na rua sozinho, na academia, no show, nas Olimpíadas e em todo e qualquer lugar que você vá sozinho ou veja a necessidade de aparecer sozinho na foto.

A consequência da Ditadura da Selfie é o narcisismo aflorado que ganhou apelido de #LookDoDia. Mas acho que esse é assunto pra outro post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s